Você está montando sua empresa, ampliando seu negócio ou está simplesmente perdido na burocracia sobre impostos e taxas? Pode estar na hora de buscar ajuda profissional qualificada.
A contadora – ou contabilista – é a profissional habilitada a trabalhar com gestão de empresas, mercado de seguros, controladoria, perícia e auditoria e precisa estar credenciado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade).
Em um passado recente, a contadora tinha uma função bem burocrática para as empresas, se responsabilizando pela prestação de contas e mantendo tudo em conformidade com as leis para evitar problemas com a fiscalização.
Atualmente, esse profissional consegue assumir uma posição mais estratégica. As informações sobre recursos financeiros e patrimoniais do negócio são de extrema importância para a tomada de decisões.
Com isso, o contador consegue atuar como braço direito do empresário, auxiliando a escolher o melhor caminho para o crescimento da empresa.
Além disso, fica sob responsabilidade do contador o pagamento em dia dos impostos e a manutenção dos registros.
Esse profissional está sempre a par das mudanças constantes na legislação e consegue manter as documentações de acordo com essas alterações. Dentre algumas, podemos citar o uso do eSocial e mudanças nas alíquotas de imposto, por exemplo.
As grandes mudanças no cenário econômico e a sofisticação do regime tributário, somadas ao surgimento e fortalecimento de conceitos como compliance e accountability, elevaram bastante a posição do profissional contábil, tornando-o indispensável para o bom funcionamento interno dos negócios.
O contador passou a ocupar uma posição muito mais estratégica e menos operacional dentro das empresas. As razões para isso são as mudanças na legislação, o aumento no rigor das obrigações contábeis e a sofisticação dos meios utilizados na execução dos processos.
A velha concepção de que o contador é apenas o profissional responsável por executar rotinas burocráticas e lidar com números e planilhas já não mais condiz com a realidade atual.
Mais do que isso, o profissional da área contábil cada vez mais vem assumindo uma posição central dentro dos negócios.
Nesse contexto, o contador é a peça-chave para o sucesso do negócio. É ele quem desenvolve e executa o planejamento tributário — ação que sistematiza e gerencia de forma mais profunda o enquadramento tributário e o correto recolhimento de tributos —, além de gerenciar os ativos e passivos da empresa.
Nosso papel na Holtz Morais é sermos proativos em todos esses temas que ajudem a ter tempo e concentração para se dedicar ao seu trabalho e aos seus clientes.
👉Fale com a gente.👈